Tecidos naturais

TECIDOS NATURAIS

Adora passar tempo na natureza e gostaria de concretizar os seus projetos de costura com materiais naturais de elevada qualidade? Informe-se aqui sobre tecidos naturais e comece já a costurar. Nada vai impedir o seu momento de verão com um magnífico livro à beira do mar e uma t-shirt de Linho ou de algodão!

Linho

Linho

O linho é uma fibra natural feita a partir dos caules da milenar planta do linho cultivada. A planta do linho tem cinco flores azuis claras e tem 60 a 100 cm de altura. Quando colhido, o linho é arrancado do solo, incluindo as raízes, e seco em molhos. Os caules são partidos, para se remover a Fibra. Estes são dispostos em filamentos e, no processo de tecelagem, fiados em tecido de linho. O linho é agradavelmente fresco e é muito durável.

Algodão puro

Algodão puro

O algodão é uma fibra vegetal da planta do algodão. Quando maduras, as flores amarelas formam frutos em forma de cápsula após cerca de 50 dias. As cápsulas rebentam e formam pelos brancos que ficam pendurados na planta como bolas fofas de algodão. Após a colheita, são prensados em fardos. Os fardos são então limpos várias vezes para remover outros resíduos vegetais e fibras excessivamente curtas. As fibras longas são fiadas em filamentos e transformadas em têxteis de algodão. O algodão é respirável e resistente ao desgaste.

Seda

Seda

A seda é uma fibra natural animal obtida através docasulo do bicho-da-seda. As lagartas desta espécie alimentam-se sobretudo de folhas de amoreira e começam a fazer o casulo quando atingem os 10 cm. A partir de um único fio autoproduzido, a lagarta forma o casulo firmemente colado com goma da seda. O fio de um casulo não destruído pode ter um comprimento máximo de 3 km. Para obter a fibra da seda a camada exterior do casulo é penteda. Depois, a seda crua é desenrolada e fervida em água com sabão, para retirar os fios da goma e para obter o brilho típico. A seda ajuda a regular a temperatura e é resistente a vincos.

 Lã virgem

Lã virgem

Lã nova é o nome dado às fibras que provêm apenas do pelo de ovelhas vivas. Uma ovelha deve ser tosquiada de forma a obter-se uma peça relevante de velo de lã. Após limpeza posterior, a  é penteada e solta. As tiras cardadas resultantes são então fiadas e podem ser tingidas. Após o processo de tecelagem, o tecido final é a lã virgem. O material limpa-se por si mesmo, é isolante e é respirável.